quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Torta de Limão

Um doce super bem aceito aqui em casa é a torta de limão... Eu não como, não sou fã de doces muito cítricos, mas minha mãe e meus irmãos, adoram.

É agrado certo na versão mini, para festas e eventos em geral e na versão média e grande, para sobremesas ou para presentear um amigo. (Interessou? Valores aqui!)

Abaixo, segue a receitinha, para aqueles que gostam de fazer por conta própria. É fácil, mas requer alguns cuidados no preparo. ;)

Torta de Limão

Massa:
300g de farinha de trigo
150g de margarina gelada, em pedaços pequenos
120g de açúcar refinado
2 colheres (sopa) de água, se necessário

Recheio:
1 1/2 lata de leite condensado (600g, aproximadamente)
3-4 limões tahiti (o verdinho)
Raspas de limão
1 caixinha de creme de leite (opcional - eu não uso em minha receita)

Cobertura:
3 claras de ovos
180g de açúcar refinado (1 xícara, aproximadamente)
Gotas de limão

Preparo:
Massa: Misturar a farinha de trigo e o açúcar, fazer um vulcão e colocar a margarina gelada, desfazendo-a com as mãos e incorporando-a farinha de trigo, sem sovar, somente com as pontas dos dedos até formar uma massa homogênea e firme. Se necessário acrescente a água. Forre uma forma para torta de fundo falso (ou um refratário redondo, se quiser deixar a torta no recipiente) com a massa, fure-a toda com um garfo e leve-a para pré-assar, a 180ºC por cerca de 10 minutos. Retire-a do forno e deixe esfriar completamente.

Recheio: Em um bowl disponha o leite condensado e o creme de leite (se optar por usá-lo, deve adicionar suco de mais 1 limão pequeno à receita), lave bem os limões e rale a casca de 3 limões no ralador fino, cuidando para extrair somente a parte verde da casca. Esprema os 4 limões (se necessário acrescente mais 1 limão, conforme orientado anteriormente) e misture-os, com as cascas ao leite condensado, incorporando vigorosamente com fouet, até formar um creme homogêneo e ligeiramente firme. Disponha esse creme sobre a massa da torta pré-assada e reserve.

Cobertura de merengue: Na batedeira, bater as claras em neve até espumar. Adicionar o açúcar e as gotas de limão e bater novamente, até formar picos firmes e brilhantes (aprox. 7-10 min.). Colocar em saco de confeitar e pipetar sobre o creme de limão, formando picos ou arabescos (Na foto, utilizado bico Pitanga médio em movimento espiral) em toda a parte superior da torta.

Levar ao forno, a 180ºC, por 10-15 minutos, ou até dourar levemente o merengue.

Na foto, procedi um merengue suíço (as claras e o açúcar em banho-maria, misturados constantemente com fouet, até atingir 50ºC - temperatura que a mão suporte ao colocarmos o dedo - e derreter todo o açúcar, retirar do banho-maria, adicionar as gotas de limão e levar à batedeira, velocidade máxima, até esfriar completamente e formar picos firmes e brilhantes), cobri toda a extensão da torta e brulei (queimei, caramelizando o açúcar) com o maçarico. Fica um trabalho muito bonito e delicado (sem contar saboroso!) ;)

Uma boa opção para a sobremesa do domingo, leve, fácil de preparar e saborosa. Se preferir, pode-se substituir uma parte do suco de limão Tahiti por limão siciliano ou cravo - um pouco menos ácido.

Quando eu preparo esta torta, não utilizo o creme de leite, pois por aqui se prefere mais doce e azedinho (utilizo 2 limões e meio para cada lata de leite condensado).

Bom apetite! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário