sexta-feira, 11 de novembro de 2011

#Revolta² (x2)

Agora, depois de tanto tempo, 2 posts seguidos... ;)

Como muitos sabem, sou Técnica de Alimentos e estudo Nutrição... E, muitas vezes, fico meio "indignada" (a palavra ainda não é essa, mas é quase) com algumas coisas que leio, vejo e observo nas pessoas ao meu redor.

Já fiz Vigilantes do Peso, dietas, exercícios, redução de estômago... Emagreci, engordei e emagreci novamente.
Durante a gravidez da minha filha engordei 19 kg... Dos quais emagreci 13 kg, mesmo com a ajuda de remédios e controle com endocrinologista. Não emagreci tudo e até mais, porquê?

Me conhecendo como me conheço, sei que a responsabilidade é toda minha. Não é uma dieta maluca que vai me fazer emagrecer, afinal, a gente emagrece durante a dieta e engorda tudo de novo depois se não mantiver a proporção 'ingestão de calorias x queima de calorias', certo?

Pensando nisso, cheguei à conclusão: porque não aceitamos que a responsabilidade é nossa e não paramos de culpar as comidas que ingerimos, os nutrientes que precisamos tanto para sobreviver e viver, se não são elas as responsáveis por engordarmos ou emagrecermos demais?

Claro, é óbvio, que se eu consumir maior quantidade de açúcares, gorduras, carboidratos e proteínas (ou seja, mais calorias) do que gasto, vou engordar e, proporcionalmente, se consumir menos, vou emagrecer... O grande fator aí é: PROPORÇÃO!

Você gasta conforme você ingere?
Só fazer dieta, não adianta nada. É necessário atividade física, controle de ingestão de calorias e nutrientes adequados.

Só consumir proteínas, ou só consumir sopa, ou só carboidratos, não adianta nada. Daqui a uma semana, 2 ou 3, que seja, você vai continuar fazendo isso? Vai ser pro resto da vida?
NÃO, NÃO VAI!

Os carboidratos (açúcares e amidos) são importantíssimos na formação e alimentação celular (sangue, cérebro), as gorduras auxiliam na metabolização dos nutrientes lipossolúveis (como as vitaminas A, E), as proteínas auxiliam na formação muscular por causa das suas cadeias de aminoácidos... Cada nutriente tem sua função e seu valor calórico.

Ah, e o banho de sol?
De manhã, CEDINHO, antes das 10h da manhã... É essencial para a metabolização da vitamina D, importante para a memória e os ossos (por isso, mulheres, ao Sol!)...

Vamos pensar?
Dieta à base de proteínas, durante 10 dias, é óbvio que emagrece... Principalmente se a ingestão de produtos cárneos magros e miúdos, for maior.

Ovos, no máximo 2 por dia...
Salsicha, presunto, embutidos em geral: ESQUECE. Tem muito mais gordura que proteína (isso sem contar o sódio, né?)
Queijo branco, iogurtes... Esses sim, mas também controlados, por causa da lactose (oh, um carboidrato), presente no leite e derivados (sem contar a gordura do leite que também é alta, conforme o tipo utilizado).

Além do que, cozinhar a carne com caldos (tipo aqueles, de cubinho ou em pó), só vai fazer aumentar a ingestão de líquidos, provocando retenção e, por consequência, inchaço, devido ao seu alto teor de sódio (além de conterem uma grande quantidade de gordura)...

Quer perder peso, de forma adequada?
Procura um nutricionista... Se não quiser se consultar com um nutri, dá uma procurada na internet, grupos de ajuda... Tem tanta gente aprendendo a comer e emagrecendo corretamente...

E não se esqueça... A atividade física é PRIMORDIAL para a queima de calorias e consequente perda de peso. Uma semana de dieta emagrece qualquer um, quero ver é manter o peso depois... ;)

Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário