quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Bolo francês - Quatre-quarts au Café - Amanteigado

A culinária francesa é muito rica em sabor, aroma e variedade. Afinal, foram os franceses que "regulamentaram" (aspas gigantes) a gastronomia mundial. Não, a França não é o berço da Gastronomia, mas foi um grande chef francês que normatizou tudo o que se conhece hoje nesta área. Mari Antoine Carême foi um grande chef, que serviu ao Príncipe George IV quando da queda de Napoleão e ao Czar Alexandre I. Criava peças decorativas com açúcar, marzipan e outros materiais comestíveis e, possuidor de grande talento, é hoje lembrado como o criador do conceito da alta gastronomia.

Durante as aulas do curso técnico de alimentos em Panificação e Confeitaria, aprendemos diversas técnicas e procedimentos e preparamos diversos tipos de produtos, desde pães e bolos a biscoitos, carnes, massas, entre outros.

Um dos bolos que fizemos logo no início do curso foi o Quatre-quarts (Quatro Quartos) au Cafè. Uma massa deliciosa, com sabor de café da tarde.

Chama-se Quatre-quarts por ser composto de 4 partes iguais de farinha de trigo, açúcar, ovos e gordura (no caso, MANTEIGA) e não é necessário utilizar fermento, mas utilizando dá maior estruturação na massa do bolo após o assamento. A receita segue abaixo.

Você vai precisar de:

PARA O BOLO: 

200 g de farinha de trigo
200 g de açúcar refinado
200 g de manteiga (em temperatura ambiente)
200 g de ovos (4 ovos médios)
1 colher de sobremesa de fermento químico em pó
2 colheres de sopa de café solúvel

PARA O GLACÊ DE CAFÉ:

Açúcar de confeiteiro (Glaçúcar) - quanto baste
1 colher de sopa Café solúvel
3 colheres de sopa de Água

Batedeira (preferencialmente planetária, mas com outra também dá), tigelas (bowls) grandes e pequenas para separar os ingredientes, colheres, 1 forma de bolo inglês média ou 2 pequenas.

No bowl da batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata até formar um creme fofo e esbranquiçado, adicione os ovos ligeiramente batidos e bata até incorporar completamente e formar um creme liso. Enquanto bate o creme de ovos, peneire juntos a farinha de trigo, o fermento e o café e reserve. 

Incorpore os ingredientes secos, previamente peneirados, ao creme de ovos, delicamente, em movimentos circulares de baixo para cima. 

Após totalmente incorporados, coloque em assadeira de bolo inglês previamente untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido, durante, aproximadamente, 40 minutos. Espete um palito de dentes no centro do bolo para verificar se está totalmente cozido.

Retire do forno e deixe esfriar.
Após o resfriamento completo do bolo, prepare o glacê de café:

Misture o café à água e leve ao micro-ondas por alguns segundos, somente para dissolver o café. Acrescente, aos poucos, o açúcar de confeiteiro e vá misturando, até formar um creme que possa ser espalhada sobre o bolo e escorra levemente pelas laterais.

Sirva com café ou chá.

Bom apetite! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário